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O que fazer se estou indo para a Disney com alguém com necessidades especiais?

Esse é um assunto bem interessante e que muita gente tem dúvida e que poucas pessoas conseguem realmente ajudar. Primeiro quero falar que não sou especialista no assunto, principalmente porque nunca viajei com ninguém que tenha necessidades especiais. Mas pesquisei muito sobre o assunto para poder responder essa dúvida da melhor maneira possível. Então…

O que fazer se estou indo para a Disney com alguém com necessidades especiais?

O que você deve fazer vai depender da necessidade que a pessoa que está indo viajar, ou até você mesmo, tem. Caso seja um problema com locomoção e você precise andar de cadeira de rodas, isso é bem tranquilo nos parques, você não vai precisar de preocupar.

Todos os parques de Orlando, tanto os da Disney, como da Universal e SeaWorld são preparados para cadeirantes. E você também vai poder ir nas atrações, a única diferença é que você provavelmente terá que transferir da cadeira de rodas para a cadeira da atração (em quase todas as atrações).

Você também poderá alugar a cadeira de rodas nesses lugares, tanto a manual como a elétrica. O único problema é que alugando a cadeira dentro dos parques, você terá que devolver no final do dia. Então se você precisar alugar cadeira por lá, eu recomendo procurar uma empresa fora dos parques e alugar apenas uma para a viagem inteira. Até porque a quantidade de cadeiras disponíveis dentro dos parques são limitadas, correndo o risco de ficar sem.

Mas caso a necessidade especial não esteja relacionada à locomoção, como Síndrome de Down, é possível conseguir algumas regalias para casos desse tipo. E é exatamente sobre isso que eu quero falar com você.

A Disney possui um sistema chamado de Disability Access Service, também conhecido como DAS. E agora eu vou te explicar exatamente o que é esse serviço e como que ele funciona.

O que é o DAS e como funciona?

DAS é um serviço oferecido nos parques da Disney para pessoas que não tem condições de esperar em uma fila normal por causa de alguma necessidade especial. Sendo que essa necessidade especial não precisa ser necessariamente aparente.

Então, basicamente o que o DAS faz é evitar esperar na fila. Mas isso não significa que os portadores do DAS não precisarão esperar. Ele funciona da seguinte forma: o portador do DAS irá até a atração que gostaria de ir e irá mostrar o cartão DAS ao funcionário da Disney que está na entrada. O funcionário irá olhar o tempo de fila e irá anotar no cartão DAS que horas o grupo deve voltar para a atração, sendo que o horário para a volta seria o tempo de espera da fila. Quando o grupo voltar, irá acessar a atração através da fila do FastPass+.

Por exemplo: se você apresenta o DAS às 13:00 e o tempo de fila da atração é de 50 minutos, vai ser anotado no seu cartão que você pode voltar à partir das 13:50.

Então os portadores do DAS terão que esperar o tempo da fila, porém não precisarão estar dentro da fila para isso. Enquanto ficam esperando chegar o horário certo, quem tiver o DAS poderá fazer qualquer outra coisa, menos utilizar outra vez o DAS. Portanto, poderá marcar apenas um DAS por vez. E até ser riscado do seu cartão a atração anterior que você usou o DAS, você não poderá agendar outro.

Isso é muito importante, porque caso você tenha marcado o DAS em uma atração de um parque e depois resolva trocar de parque antes de ir na atração que você agendou, você não vai conseguir agendar outro. O que você pode fazer é desistir da atração anterior e marcar um novo. Porém, você irá perder todo o tempo que você já esperou pelo anterior.

Por exemplo: você usou o DAS para ir no Peter Pan’s Flight e já esperou 30 minutos por ele, mas ainda não foi na atração. Depois desses 30 minutos você resolve que quer ir no Winnie the Pooh que está com 20 minutos de espera. Não importa que você já estava esperando 30 minutos pelo outro, você terá que esperar os 20 minutos pela outra atração novamente. Então desistir de uma atração depois de já ter esperado por ela não é uma ideia muito boa.

Outra coisa que você precisa saber é que não precisa voltar exatamente no horário estipulado. Como no primeiro exemplo que o horário de volta era às 13:50, você não precisa ir na atração exatamente nesse horário. Você pode ir em qualquer outro horário à partir das 13:50. Mas, como eu disse antes, você não pode usar o DAS novamente até ter ido na atração que você agendou primeiro.

O DAS pode ser feito para até 6 pessoas, contando com a pessoa com a necessidade especial. Então se você está viajando com a família e uma delas tem a necessidade, todos podem usufruir do DAS (com o limite de 6 pessoas).

Importante: a pessoa com necessidade especial terá que estar sempre presente quando for andar da atração. Portanto se a pessoa com a necessidade especial não puder ir na atração, não pode ser usado o DAS. E todo mundo que for usar o DAS deverá entrar na atração junto. Porém na hora de agendar o DAS não é necessário que todos estejam presente, nem mesmo que a pessoa com a necessidade esteja.

Dica: o DAS pode ser usado em conjunto com o FastPass+. Então além de conseguir agendar o DAS, você pode agendar o FastPass+ com 30 dias de antecedência (ou 60 dias se estiver hospedado dentro dos hotéis da Disney) e assim conseguir otimizar ainda mais o seu tempo dentro do parque.

Como fazer um DAS?

Para fazer um DAS você irá precisar ir no Guest Relations do primeiro parque que você for visitar junto com a pessoa com a necessidade especial. Lá você irá falar com um funcionário da Disney e irá pedir o DAS. Você terá que preencher um cadastro da pessoa com a necessidade especial e também terá que tirar uma foto da pessoa.

Cartão do DAS
Cartão do DAS

O DAS é válido por 14 dias, então você não precisa ficar renovamente ele em todo parque que você for. Lembrando que o DAS é um sistema dos parques da Disney e valem apenas para os parques temáticos do mesmo:

  • Magic Kingdom
  • Epcot
  • Disney’s Hollywood Studios
  • Disney’s Animal Kingdom

Quem pode ter um DAS?

A regra é: pessoas que não conseguem esperar nas filas das atrações por causa de algum problema. Infelizmente não existe uma regra mais exata informando quem é elegível e quem não é. Se você estiver viajando com alguém que você acha que é elegível, você terá que ir até o Guest Relations e apresentar a situação da pessoa. Assim os funcionários da Disney que estão te atendendo irão julgar se é ou não elegível para ganhar o DAS. E não é preciso levar nenhum comprovante médico falando da situação da pessoa, até porque a Disney não pede isso.

Eu sei de casos de pessoas com Síndrome de Down que ganharam o DAS e já ouvi falar de pessoas com autismo também. Porém pode variar de caso para caso. O que eu tenho certeza que não é elegível para o DAS são os problemas de locomoção. Então se a pessoa com necessidade especial só tem o problema em se locomover e precisa de cadeira de rodas, nesse caso não é necessário o DAS.

No caso de cadeirantes, não precisa ir até o Guest Relations, o tratamento dado nesse cado muda conforme a atração. Então se você é cadeirante ou tem um cadeirante com viajando com você, basta você ir na atração que você quer ir e falar com o funcionário na entrada. Ele mesmo vai indicar se todos irão entrar e esperar na fila normal ou se irá receber um passe para voltar mais tarde na atração. Mas, como eu disse, isso muda de atração para atração. E você não precisará de um DAS nesse caso, a não ser que o cadeirante tenha uma outra necessidade especial.

Basicamente são essas as informações disponibilizadas pela Disney. Como eu falei, eu não sou uma especialista no assunto e nunca usei o DAS e nem viajei com cadeirantes. Tudo que eu consegui de informações foram através de pesquisas.

A dica é realmente ir até o Guest Relations e apresentar a sua situação, somente eles poderão dizer o que é melhor para você poder aproveitar melhor o parque. Pode ser que o DAS não ajude na sua situação, mas a Disney possui outros sistemas que ajudam pessoas com outras necessidades especiais, como auditiva. Então sempre fale com os funcionários da Disney. E caso você não saiba falar inglês muito bem para explicar a sua situação, peça por alguém que fale português. Sempre tem muitos funcionários brasileiros dentro dos parques e você sempre poderá pedir por um deles para te ajudar com a língua.

Enfim, se você já usou o DAS ou já viajou com cadeirantes e tiver algo a acrescentar, eu ficaria muito feliz. Principalmente porque a experiência vale muito mais do que qualquer outra coisa! Da mesma maneira que se tiver alguma informação errada, deixe nos comentários que irei arrumar o mais rápido possível.

Novamente, eu não sou uma especialista. Mas espero que essas informações possam ajudar quem realmente precisa 😉

Have a magical day!

Com carinho,
Bruna

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